Gestão Interina para empresas pequenas, médias e familiares

Faltam à maioria das organizações pequenas e médias, assim como à maior parte das Empresas familiares, competências e/ou recursos para encontrar, com eficácia, novo Diretor/CEO, sobretudo em mercados competitivos.

Quarta, 12 de fevereiro de 2025


Ainda que a Organização tenha profissionais de Recrutamento e Seleção, eles tendem a ser generalistas, cujas habilidades e conhecimentos são aprimorados para competir pelos melhores profissionais operacionais e administrativos do segmento, mas não por executivos ou gestores seniores.

As consultorias de busca de executivos, por seu lado, embora sejam especialistas neste nível de profissionais, raramente estão preparadas para lidar com essas organizações.

Geralmente estão em sintonia com o mercado em constante mudança e sabem como identificar e envolver potenciais candidatos que muitas as organizações pequenas e médias sequer enxergam no mercado. Elas sabem como negociar a oferta e mantêm foco no recrutamento, enquanto o cliente está lidando com as muitas tensões associadas à liderança em transição.

A avaliação da empresa de “executive search” pode identificar e resolver muitos problemas, no entanto, muitas vezes organizações familiares e/ou pequenas e médias, passam por transições de liderança que demandam vários meses para a resolução de problemas que vão além do escopo do contrato de uma consultoria de busca de executivos.

Talvez haja no Conselho discordâncias sobre a visão da organização no futuro; ou a Organização está passando por problemas significativos (transição familiar; pressões financeiras; ou liderança fraca ou uma “cultura doentia” e as pessoas estão saindo; ou um escândalo tenha afetado sua reputação); dificultando o recrutamento.

Ou talvez a administração simplesmente não possa fornecer as informações básicas e a estabilidade operacional de que uma consultoria de “executive search” precisa para ter sucesso.

Ou a Organização opere em nicho de mercado tão específico que a consultoria não consiga agir com desenvoltura, dada a escassez ou especificidade de profissionais qualificados.

Quando houver um vazio, instabilidade, incerteza ou a Organização não estiver pronta para iniciar uma busca, o Gestor Interino pode ser a saída para estabilizar a situação e preparar a Empresa para o processo de recrutamento.

O Interino, atuando dentro e como parte da Companhia, tem acesso e tempo para realizar uma avaliação mais aprofundada do que um consultor externo de recrutamento. Ele pode abordar questões operacionais/táticas/estratégicas importantes; apoiar e reconquistar a confiança da equipe, diretoria e partes interessadas e identificar obstáculos à transição.

O Gestor Interino estará na Empresa por tempo relativamente curto, para fortalecer a Organização e durante o qual pode ajudar objetivamente o Conselho/Direção a determinar quando as condições são adequadas para contratar um consultor de executive search, se for o caso, o que implica apoiar o Conselho na avaliação das condições internas e decidir se:

1. O problema atual deve ser ignorado? ou

2. O problema atual deve ser totalmente resolvido antes de se contratar um novo executivo? ou

3. O problema atual deve ser parcialmente resolvido e concluído após a contratação? ou

4. A questão atual deve ser adiada para a chegada do novo Diretor ou CEO?

Uma vez definida a contratação de consultoria de recrutamento e seleção de executivos, o Interino pode trabalhar com a consultoria para chegar a um acordo sobre o cargo, suas responsabilidades e qualificações. Além disso, pode trabalhar com o Conselho e consultoria para identificar, envolver e selecionar candidatos adequados; facilitar as entrevistas do Conselho e orientar sobre seleção, negociações e processo de integração.

Essa parceria prepara o próximo líder para ter sucesso mais rapidamente e a longo prazo.

Compreendendo que cada situação é diferente, os Interinos geralmente são contratados por 4 a 12 meses, a depender da complexidade da situação, e geralmente são pagos com o orçamento não utilizado para o cargo vago. Nos últimos meses do contrato ocorre o recrutamento e seleção do novo executivo, de maneira eficaz e consensada.

A atuação do Interino é de prazo curto, mas de longa duração em seus efeitos.

A Eksper Interim Management tem a “expertise” para atuar nesse e outro tipos de situação empresarial em que a Gestão Interina é solução cuja análise custo x benefício sempre supera expectativas.

Ref.: Interim Executive Solutions - EUA


voltar