Sábado, 28 de setembro de 2024
O Cliente:
Empresa comercial, de abrangência nacional, com vários Centros de Distribuição e centenas de lojas, operando em regime híbrido de Associativismo e Franquias, cujo Conselho de Administração verificou a incapacidade de implementar adequadamente seu planejamento estratégico, resolveu reformular-se, removendo obstáculos que dificultavam a adoção de medidas capazes de viabilizar o plano e alcançar o potencial comercial projetado, tomando diversas medidas de cunho organizacional.
A situação:
Iniciou por desligar os diretores Comercial e Administrativo e seguir com a centralização de todas as atividades de gestão administrativa-financeira-comercial, na futura contratação de um CEO, que definiria, junto com o Conselho, pela formatação organizacional final e o preenchimento dos quadros diretivos. Tais medidas, necessárias, afetaram o subsistema social da organização e abalaram algumas pessoas e relações.
Escopo e Desafios:
A Eksper foi contratada pela Presidência do Conselho com a incumbência de mapear a realidade organizacional, após a saída dos dois diretores; atualizar o organograma funcional, mapear as atividades dos profissionais das áreas Administrativa, Financeira e Comercial, bem como traçar os perfis desses profissionais e desenhar cargos necessários e suficientes para resgatar e viabilizar o que havia sido traçado no planejamento estratégico e cuja concretização havia sido paralisada.
No decorrer do trabalho e após diagnosticarmos situações, anseios e dificuldades com as principais lideranças nacionais e regionais, o Conselho resolveu por ampliar o escopo do nosso trabalho, pedindo-nos: apoio no processo de seleção de novos profissionais para a área Comercial; apoio no processo de recrutamento e seleção do novo CEO; proposta de política e instrumentos de remuneração global (Cargos & Salários, Benefícios, Bônus e Participação nos Resultados); avaliação dos instrumentos de remuneração indireta já contratados e em vigor, como Vale Refeição e Assistência Médico-Hospitalar e sugestões de localização do novo Centro Administrativo da Rede na cidade de São Paulo.
Realizações:
Todas as atividades foram realizadas e, apresentados os resultados e recomendações de gestão em reunião do Conselho com Associados, concluiu-se pela adoção bem sucedida de todas as medidas implantadas e por implementar.
Resultados:
Desde o princípio da atuação da Eksper, no contato com os profissionais e lideranças, na discussão e desenho de cargos e estruturas, provocou-se o engajamento interessado de todos no projeto, com a identificação do objetivo comum do sucesso da organização e de cada um de seus membros, facilitando a gestão das mudanças.
Além da rapidez e eficácia da atuação da Eksper, verificaram-se ganhos de desempenho e custos, excedendo o contratado, bem como evidente melhoria no clima organizacional, amplamente favorável para a entrada do novo CEO.