O Fundamental antes do Estratégico, Resultados Imediatos

Da crise à eficácia, superando desafios e conflitos em Gestão de Pessoas

Domingo, 01 de setembro de 2024


O Cliente:

Empresa do segmento de alimentos “in natura”, com instalações no interior de São Paulo e atendendo ao mercado local e estadual, de varejistas individuais a grandes redes de super e hipermercados, também exportando para o “Far East”, sofrendo rotatividade intensa de pessoal e problemas diversos de gestão de pessoas, optou por substituir seu principal executivo de RH por Gestão Interina que apoiasse o Conselho de Administração e a CEO Acionista nos próximos passos.

A situação:

Verificou-se que o “turnover” espontâneo estava ligado às práticas operacionais, com problemas em PCP afetando as pessoas, pela geração de tempos mortos, de um lado, e excesso de horas extras compensatórias, de outro e, portanto, a produtividade e os custos de produção. O quadro se agravava com as demandas por equiparação salarial; a insatisfação com a Remuneração (direta e indireta); com as refeições no local de trabalho e condições de trabalho extremas e inseguras.

Escopo e Desafios:

O Gestor Interino propôs e obteve aprovação para um profissional dedicado à Auditoria de Folha de Pagamento e de práticas de pessoal, enquanto se dedicou aos demais temas de Gestão de Pessoas, com intervenções imediatas em aspectos relativos à Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional; melhoria da gestão do restaurante próprio; relacionamento com a gestão da qualidade; com a produção e as áreas comercial, financeira e jurídicas.

Verificou-se a ausência de Acordo Coletivo de Trabalho há mais de dois exercícios, com conflito instalado entre a Empresa e o Sindicato dos Trabalhadores; o volumoso contencioso trabalhista e outras vulnerabilidades tendentes a gerar mais processos.

O principal desafio foi o de lidar com a multiplicidade e simultaneidade de problemas, de forma a equacioná-los e resolver em pouco tempo. Em realidade, importantes condições estruturais básicas impediam ações estratégicas na Gestão de Pessoas e maior produtividade, desejadas pelos acionistas empresários.

Realizações:

Estabelecemos parceria e atuação conjunta com a Qualidade, apoiando as ações de Boas Práticas de Fabricação; recrutamos e selecionamos um COO, com ampla experiência no segmento da Empresa e seu PCP, reduzindo horas extras e melhorando a produtividade com brevidade.

Estabelecemos negociações com o Sindicato e celebramos Acordo Coletivo de Trabalho, normalizando as relações com a entidade e com o órgão fiscalizador do trabalho na região; capacitamos e incrementamos a atuação do SESMT.

Analisamos a situação salarial de todos os empregados, propusemos e implementamos a regularização dos salários para todo o quadro de pessoal, o que incluiu a realização de pesquisa salarial e o desenho de uma Estrutura de Cargos e Salários Operacional e Administrativa, adequadas à Empresa e à região, resolvendo os conflitos de equiparação; e propondo e, juntamente com o Jurídico, celebrando acordos com os ex-funcionários reclamantes, reduzindo de forma econômica a quase totalidade do passivo trabalhista.

Fizemos intervenções imediatas na gestão do restaurante próprio, desde a montagem de cardápios até o processo de aquisição de insumos, com ganhos significativos de qualidade, satisfação e redução de custos.

Equacionamos e resolvemos todos os problemas de folha de pagamento, utilizando inclusive a “expertise” do fornecedor do sistema para reparar parâmetros e algoritmos em desacordo com a legislação e/ou acordo coletivo, bem como dimensionamos e interrompemos definitivamente a geração de erros.

Corrigimos as práticas equivocadas, desde a marcação de ponto até a programação de férias, interrompendo na origem a geração de conflitos e de passivo legal trabalhista.

Resultados:

Entregamos ao final do Projeto, ao Conselho de Administração e à CEO, uma empresa preparada e com um processo de recrutamento e seleção de novo CHRO efetivo, que encontrou a organização significativamente reestruturada em sua Gestão de Pessoas, e com os próximos passos definidos de maneira harmônica e consensada para alcançar novos patamares operacionais, administrativos e de resultados.


voltar