Crises Empresariais: Fatos e Tendências

A PWC publicou a tabulação de sua pesquisa global sobre “Crises Corporativas”, que abrangeu 43 países, Brasil incluído.

Sexta, 04 de abril de 2025


Segundo o estudo, “Crise Corporativa” é “uma perturbação em várias funções da empresa, capaz de prejudicar sua reputação”.

Desse trabalho pinçamos alguns aspectos relevantes, a saber:

  • 95% dos 2084 entrevistados, acreditam que serão atingidos por uma crise; e os 5% restantes têm a falsa impressão de estarem imunes, por terem passado por alguma, ou manifestam apenas um “desejo irreal, ou ambos(!)”
  • As crises atingem todos os tipos de negócio, sem discriminação e as há de todas as formas e tamanhos, não havendo no mundo pessoa, entidade ou região imune aos seus efeitos.
  • Mais da metade dos entrevistados (58% no Brasil) afirma que pelo menos uma crise sofrida foi de natureza operacional, incluindo-se aí: pane nas atividades; falha na cadeia de suprimentos; competitividade e falhas dos produtos.
  • Crises financeiras ficam em segundo lugar no Brasil, com 45% (28% no restante do mundo).
  • Problemas tecnológicos vêm a seguir.

imagem by Mohamed_hassan for Pixabay

A pesquisa elencou 19 tipos de crises, das quais listamos a seguir as principais, no Brasil:

Destes 9 mais relevantes, temos que 5, pelo menos, são de cunho intrínseco às organizações e, de todos eles, apenas os relativos à Política podem ser considerados como menos suscetíveis de ação preventiva pelas empresas.

Outra constatação: as crises que ganham mais destaque na mídia não são, necessariamente, as que mais impactam as organizações. Este fenômeno pode fazer com que os executivos que pretendam promover algum tipo de prevenção destinem, equivocadamente, recursos para o que pode ser mais bombástico, porém menos relevante em resultados.

As preocupações concretas dos executivos brasileiros não estão na mesma ordem das crises empresariais ocorridas com maior frequência, a saber:


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